Instabilidade da Emulsão
Condições de Tensão
Procedimentos de Teste
Resumo

 

 

O objetivo principal dos programas e técnicas para estudar a estabilidade das macroemulsões, é predizer a vida na prateleira dessas emulsões em condições normais de armazenamento. A termodinâmica nos ensina que as misturas emulsificadas de óleo e água em discussão são instáveis.1 Os formuladores, não obstante, referem-se às emulsões como estáveis, desde que seus produtos conservem as características originais aceitáveis por um período finito, normalmente chamado shelf-life (tempo de vida na prateleira). 

É importante, dessa forma, que o formulador faça alguma estimativa da vida na prateleira esperada do produto. Esse tempo normalmente inclui o armazenamento pelo fabricante depois da produção, o tempo de embarque, o armazenamento pelo distribuidor e o tempo decorrido até o produto ser utilizado pelo consumidor final. Vida na prateleira não inferior a dois e não superior a cinco anos, é a expectativa atualmente aceita para a maioria dos produtos de consumo. 

Nenhum formulador ou fabricante pode tolerar testes "em tempo real” de até dois anos ou mais. Quem fabrica produtos manipulados, tenta constantemente predizer a vida na prateleira com base nos programas e técnicas do teste acelerado.