Ceramidas Versus Glicoceramidas 
Estrutura dos Esfingolipídeos
Papel dos Esfingolipídeos na Pele
Trabalho Experimental
Precursor de Ceramida
Liberação de Ceramida e Galactose
Monogalactosilceramida no Estrato Córneo
Função-Barreira Cutânea
Glicoceramidas como Ingredientes Cosméticos
Conclusão


 

Os esfingolipídeos são componentes da pele funcionalmente importantes. As camadas transicionais da epiderme (estrato granuloso e estrato córneo compacto) contêm glicosilceramidas e ceramidas, enquanto as camadas mais externas (estrato córneo disjunctum) contêm predominantemente as não-glicosilceramidas. 

O principal objetivo desse artigo é demonstrar que as glicosilceramidas são tão efetivas quanto as ceramidas nas formulações cosméticas para tratamento da pele. 

 

Ceramidas Versus Glicoceramidas 

Diversos trabalhos publicados3 mencionam o fato de que alguns produtos comercializados como ceramidas são de fato glicoceramidas. Baseados em dados publicados na literatura técnica sobre ingredientes cosméticos disponíveis pertencentes à classe química dos lipídeos complexos ou esfingolipídeos, os autores elaboraram sumário da composição e estrutura química dos produtos catalogados como "ceramidas" (Tabela 1). Para que essa informação possa auxiliar o formulador, inicialmente deve-se entender a importância funcional e estrutural dos esfingolipídeos na pele e o papel que as enzimas do estrato córneo extracelular desempenham nas transformações in situ das glicosilceramidas em ceramidas.