Material e Métodos
Resultados
Discussão e Conclusões
Conclusão

 

 

Os produtos hidratantes faciais constituem uma das mais importantes classes de produtos de consumo no grupo dos produtos cosméticos e de higiene corporal, refletindo, não apenas a ampla aceitação sobre a utilidade preventiva do seu uso regular, designadamente na prevenção da xerose cutânea e no retardamento do envelhecimento cutâneo, mas igualmente, a sua utilidade como coadjuvantes da terapêutica dermatológica numa ampla variedade de disfunções cutâneas. 

Como reflexo deste interesse crescente, a indústria tem continuado a dedicar especial atenção ao desenvolvimento de novas moléculas, veículos e formulações que, globalmente e por força de marketing particularmente eficaz, apregoam ao consumidor a garantia da sua "eficácia” biológica. Contudo e para este (consumidor) a escolha e seleção dos produtos torna-se uma tarefa cada vez mais difícil, dada à multiplicidade dos efeitos reivindicados e os mecanismos de ação supostamente envolvidos, nem sempre suportados por informações objetivas e cientificamente demonstráveis. Adicionalmente e porque se admite que a utilização regular de produtos cosméticos pode, de fato, constituir um fator determinante para o retardamento do processo de envelhecimento cutâneo, os produtos hidratantes apresentam já, na sua grande maioria, a reivindicação de “antienvelhecimento", o que contribui para aumentar a dispersão e complexidade de informações ao consumidor.