Melanina Pode Potencializar Filtros Solares
publicado em 04/04/1997
Miles R Chedekel
Mel-Co, Orland CA Estados Unidos
Baixas concentrações de melanina na pele indubitavelmente protegem-na contra os danos crônicos induzidos pela luz solar, tais como o câncer e o envelhecimento da pele, mas a melanina é um filtro solar clássico fraco, exibindo pouco ou nenhum FPS em níveis biológicos ou comercialmente relevantes. Portanto, é necessário examinar outras propriedades do polímero de melanina para explicar seu papel na proteção contra o dano crônico induzido pela luz solar.
Melanina como Absorvente
Neutralizadores de Radicais Livres e Antioxidantes
Sinergia Antioxidante
Formulação com Melanina
Conclusões
A distribuição de melanina na pele é o fator isolado mais importante de proteção da pele contra os efeitos crônicos do dano induzido pela luz solar: envelhecimento e câncer de pele. No entanto, a melanina é um filtro solar clássico muito pobre.
A melanina é um pigmento polimérico marrom escuro/preto natural, produzido na pele de seres humana. Está além do escopo deste artigo discutir detalhadamente sobre a formação e a estrutura das melaninas. Para maior aprofundamento, o autor recomenda a resenha do Prof. Giuseppe Prota sobre o estágio atual de conhecimento sobre o assunto.4
Para visualizar o restante do artigo faça seu login ou então se cadastre gratuitamente e acesse todo o conteúdo disponível.
1. Bustamante J, Bredaston L. Malanga G, Mordoh J. Role of Melanin as a Scavenger of Active Oxygan Species. Pigment Cell Research 6:348-353, 1993.
2. Diffey BL, Robson J. A New Substrate to Measure Sunscreen Protection Factors throughout the Ultraviolet Spectrum. J Soc Com Chem 40:127-133, 1989.
3. Lang G. Melanin in Protection from Sunlight. Proceedings of the 17th IFSCC International Congress vol 3, 1072-1094, 1992
4. Prota G. Melanins and Metamogenesis. Academic Press, 1992.
Deixar comentário
Para comentar é preciso fazer login no sistema.