Avaliação do Risco Microbiológico de Matérias-primas
publicado em 01/06/1997
Donald S. Orth. PhD
Neutrogena Corporation, Los Angeles CA. Estados Unidos
A qualidade de um produto depende da qualidade das matérias-primas que ele contém. Isso se aplica também à qualidade microbiológica: a qualidade microbiana do produto acabado muitas vezes, depende do número e dos tipos de microrganismos da matéria-prima.
Microrganismos na Matéria-prima
Avaliação de Risco
Juntando Tudo
Você já ouviu isso antes, e vai ter que ouvir de novo: “a qualidade de um produto depende da qualidade das matérias-primas que ele contém." Esse axioma mantém-se verdadeiro para qualidade microbiológica: a qualidade microbiana do produto acabado muitas vezes, depende do número e dos tipos de microrganismos da matéria-prima.1-3
Se a qualidade microbiana é tão importante, como é que você pode montar um programa que garanta que somente boas matérias-primas serão utilizadas! Uma ferramenta útil é a avaliação de risco de cada ingrediente para determinar quais materiais apresentam problemas microbiológicos, Isso é usado para delinear um programa de amostragem análise baseado rio grau de risco.
Para visualizar o restante do artigo faça seu login ou então se cadastre gratuitamente e acesse todo o conteúdo disponível.
1. Bonorden R. The nature and extent of bacteria found in some raw materials used in the cosmetic industry, CTFA Cosmet J 5(3):23-28, 1973
2. Goldman GL Microorganisms isolated from cosmetics. Drug Cosmet Ind 117(1):40-41. 1975.
3. Orth DS. Handbook of Coyntetic Microbiology, Marcel Dekker Inc, p. 15-54, New York, 1993.
4. Orth DS, House Organisms: Dealing with the "bug in the plant". Cosmet Toil 111(6): 59-70, 1996.
5. Warwick EF. Preventing microbial contamination in manufacturing Cosmet Toil 108(10):77-82, 1993.
Deixar comentário
Para comentar é preciso fazer login no sistema.