Materiais e Métodos  
Resultados   
Discussão  
Conclusão  

 

Mais de 80% dos consumidores, no mundo todo, acreditam que a pele absorve a poluição do ar. Poluição, impurezas e compostos químicos emitidos por veículos, plantas, indústrias, fumaça de cigarro etc. são considerados, pelas pessoas, a segunda maior causa de problemas na pele, no couro cabeludo e nos cabelos. Esse é um pensamento global, e o primeiro sintoma, para essas pessoas, seria a falta de sono. Em alguns países, como Rússia e China, a poluição do ar é considerada a causa predominante dos problemas da pele e dos cabelos – mais prevalecente ainda que a exposição ao Sol.

As pessoas mais sensíveis à poeira e às impurezas do ar são os consumidores de países como Brasil, México, Paquistão, Índia, seguidos pela Rússia e pela China.4

Essa percepção da consumidora baseia- se, em parte, em estudos epidemiológicos, mostrando que a exposição humana ao material particulado (MP), presente no ar e que está relacionado ao tráfego de veículos, está associada a sinais importantes de envelhecimento extrínseco da pele, inclusive à formação de rugas e de manchas na pele.1-3 Esse efeito seria mais forte com a fuligem, o que indicaria que seria causado por partículas de carbono com dimensões micrométricas e/ou pelas substâncias orgânicas ligadas à superfície das partículas, especialmente os hidrocarbonetos poliaromáticos (PAHs), como o benzo(a)pireno (BaP).

São inúmeras as fontes de poluição do ar, como o tráfego e os gases veiculares, a queima de carvão vegetal, as emissões industriais, a fumaça de cigarro, os fogões, os fornos e outros aparelhos domésticos.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) exorta as prefeituras a monitorar a poluição do ar.5 As medições são registradas para os parâmetros MP2.5 e MP10, ou seja, são registradas as concentrações de material particulado transportados pelo ar cujos diâmetros são menores que 2,5μm e 10μm, que correspondem, respectivamente, a esses parâmetros.

Na verdade, nas grandes cidades, os consumidores conseguem verificar, com base nas previsões fornecidas pelos governos, disponíveis na internet ou em aplicativos de celular, qual é sua exposição ao MP a cada dia. Pela dificuldade de evitar completamente a exposição ao MP, os consumidores buscam meios alternativos de proteção para sua pele, aumentando a demanda por cosméticos que tenham efeitos protetores especiais.