Mecanismos de Ação
Efeitos Relacionados à Substância
Efeitos Relacionados à Pessoa
Efeitos Relacionados ao Contexto do Estímulo
Efeitos Relacionados ao Contexto Externo
Controle Consciente
Evidências Experimentais
Conclusões

 

A noção de que os odores não são somente mais ou menos agradáveis, mas podem afetar nosso estado psicológico remonta a registros antigos em literatura. Esta ideia tem recebido atenção renovada nos últimos anos, como atesta o amplo interesse do público pela arte da aromaterapia, o uso de fragrâncias em espaços públicos, tais como escritórios, lojas, lobbies de hotéis, e o lançamento de produtos anunciando propriedades psicologicamente benéficas de suas fragrâncias. 

A renovação do interesse pelos efeitos psicodinâmicos do odor também criou a necessidade de evidências experimentais sólidas para respaldar a eficácia, que anteriormente baseava-se somente em evidências informais. Durante a década passada, numerosos grupos de pesquisa no Japão, Estados Unidos e Europa Ocidental realizaram pesquisas que objetivavam a mensuração dos efeitos de óleos essenciais e outras substâncias odoríferas sobre o psiquismo humano.