Fatores da Decisão de Compra de Protetores Solares
publicado em 06/04/2020
Raquel Shiroma
Centro de Pós-graduação e Pesquisa Oswaldo Cruz, São Paulo SP, Brasil
O mercado de proteção solar possui ampla variedade de produtos no Brasil. Diante desse cenário, torna-se importante identificar quais são os fatores que influenciam o processo de decisão de compra. Esse estudo buscou entender o comportamento do consumidor por meio da utilização de um questionário eletrônico.
The sun care market has a huge diversity of products in Brazil. Before this scenario, it is important to identify what are the influential factors to the purchase decision. This study seek to understand the behavior of consumer and na electronic survey was used.
El mercado de protección solar tiene amplia variedad de productos en Brasil. Em ese panorama, es importante identificar los factores que influencian el proceso de decisión de compra. Ese estudio busca entender el comportamiento de ese consumidor utilizando una encuesta electrónica.
Referencial Teórico
Metodologia
Resultados
Discussão
Conclusão
Conforme Kotler e Keller:1 “O comportamento do consumidor é o estudo de como indivíduos, grupos e organizações selecionam, compram, usam e descartam bens, serviços, ideias ou experiências para satisfazer suas necessidades e seus desejos. ” Esse estudo é complexo, portanto, com o intuito de simplificá-lo, muitos autores construíram modelos que identificam os fatores que influenciam o consumidor. Segundo Kotler e Armstrong,2 as compras do consumidor são influenciadas por suas características:
- Culturais: cultura, subcultura e classe social;
- Sociais: grupos de referência, família, papéis e status;
- Pessoais: idade e estágio de vida, ocupação, situação financeira, estilo de vida, personalidade e autoimagem; e
- Psicológicas: motivação, percepção, aprendizagem, crenças e atitudes.
Já autores como Blackwell, Miniard e Engel3 dividem os fatores influentes em:
- Diferenças individuais: demografia, psicografia, valores e personalidade, recursos do consumidor, motivação, conhecimento e atitudes;
- Influências ambientais: cultura, classe social, família, influência pessoal e situação;
- Processos psicológicos: processamento de informação, aprendizagem, mudança de comportamento e de atitude.
McCarthy e Perreault4 incluem, além das variáveis psicológicas (motivação, percepção, aprendizagem, atitude, personalidade e estilo de vida) e de influências sociais (família, classe social, grupos de referência, cultura), a situação de compra, que pode depender da razão da compra, do tempo disponível para realizá-la e do ambiente em que é feita. Todos esses modelos estão contidos, de uma forma ou de outra, no processo de decisão da compra e ajudam na análise de qual é a melhor maneira de atender os clientes e influenciá-los.
Mesmo diante de tanta complexidade de fatores de influência, os consumidores muitas vezes passam por todos ou por alguns estágios da tomada de decisão (reconhecer um problema, buscar informações, avaliar alternativas, escolher o produto e atingir resultados) sem nem notar essa complexidade.5 Torna-se interessante, portanto, identificar os fatores que influenciam a compra para poder aperfeiçoar a qualidade do produto ou serviço, aumentar sua rentabilidade e satisfazer o consumidor.
Com base nas obras aqui citadas, o presente estudo buscou fazer essa identificação, além de obter o perfil do consumidor de protetores solares e investigar algumas fases da tomada de decisão.
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1. P Kotler, K Keller. Administração de marketing. 14 ed., Pearson Education do Brasil, São Paulo, 2012
2. P Kotler, G Armstrong. Princípios de marketing. 12 ed., Pearson Prentice Hall, São Paulo, 2007
3. RD Blackwell et al. Comportamento do consumidor, 9 ed., Cengage Learning, São Paulo, 2011
4. EJ Mccarthy, WD Perreault. Marketing essencial. Uma abordagem gerencial e global. 1 ed., Atlas, São Paulo, 1997
5. MR Solomon. O comportamento do consumidor: comprando, possuindo e sendo. 7 ed., Bookman, Porto Alegre, 2008
6. C Rapaille. O código cultural. 1 ed., Campus, São Paulo, 2006
7. CL Yamaguti. O comportamento do consumidor e a influência da família no processo de decisão de compra de automóveis novos. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2005
8. CT Ling et al. A questionnaire survey of attitudes to and usage of sunscreens in northwest England, Photodermatol Photoimmunol Phototmed (19):98-101, 2003
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