Referencial Teórico  
Metodologia  
Resultados   
Discussão  
Conclusão 

 

Conforme Kotler e Keller:1 “O comportamento do consumidor é o estudo de como indivíduos, grupos e organizações selecionam, compram, usam e descartam bens, serviços, ideias ou experiências para satisfazer suas necessidades e seus desejos. ” Esse estudo é complexo, portanto, com o intuito de simplificá-lo, muitos autores construíram modelos que identificam os fatores que influenciam o consumidor. Segundo Kotler e Armstrong,2 as compras do consumidor são influenciadas por suas características:

- Culturais: cultura, subcultura e classe social;

- Sociais: grupos de referência, família, papéis e status;

- Pessoais: idade e estágio de vida, ocupação, situação financeira, estilo de vida, personalidade e autoimagem; e

- Psicológicas: motivação, percepção, aprendizagem, crenças e atitudes.

Já autores como Blackwell, Miniard e Engel3 dividem os fatores influentes em:

- Diferenças individuais: demografia, psicografia, valores e personalidade, recursos do consumidor, motivação, conhecimento e atitudes;

- Influências ambientais: cultura, classe social, família, influência pessoal e situação;

- Processos psicológicos: processamento de informação, aprendizagem, mudança de comportamento e de atitude.

McCarthy e Perreault4 incluem, além das variáveis psicológicas (motivação, percepção, aprendizagem, atitude, personalidade e estilo de vida) e de influências sociais (família, classe social, grupos de referência, cultura), a situação de compra, que pode depender da razão da compra, do tempo disponível para realizá-la e do ambiente em que é feita. Todos esses modelos estão contidos, de uma forma ou de outra, no processo de decisão da compra e ajudam na análise de qual é a melhor maneira de atender os clientes e influenciá-los.

Mesmo diante de tanta complexidade de fatores de influência, os consumidores muitas vezes passam por todos ou por alguns estágios da tomada de decisão (reconhecer um problema, buscar informações, avaliar alternativas, escolher o produto e atingir resultados) sem nem notar essa complexidade.5 Torna-se interessante, portanto, identificar os fatores que influenciam a compra para poder aperfeiçoar a qualidade do produto ou serviço, aumentar sua rentabilidade e satisfazer o consumidor.

Com base nas obras aqui citadas, o presente estudo buscou fazer essa identificação, além de obter o perfil do consumidor de protetores solares e investigar algumas fases da tomada de decisão.