Derivados Não-Iônicos
Derivados Catiônicos 
Performance de Jaguar C 162 
Conclusões

 

Hoje as empresas cosméticas estão em busca de matérias-primas derivadas de fontes naturais. Ingredientes naturais são considerados seguros, não agressivos ao meio ambiente, suaves e responsáveis por formulações finais bem adaptadas à pele e aos cabelos. 

Devido à sua estrutura molecular particular, os polissacarídeos compõem uma gama de polímeros com inúmeras aplicações em formulações cosméticas, de espessantes, condicionadores até protetores da pele. Entre os polissacarídeos, a goma guar possui propriedades exclusivas.1 

A goma guar é um polissacarídeo obtido do endosperma das sementes da planta guar, Cyamopsis tetragonolobus, um vegetal de colheita anual, que cresce na Índia, Paquistão e em regiões do sudeste dos Estados Unidos. A característica mais importante da goma guar é a galactomanana, com uma configuração macromolecular muito especifica. O esqueleto macromolecular forma uma cadeia linear constituída de ligações β-1,4-glicisídicas de unidades de d-manose, que estatisticamente apresenta uma ligação α-1,6 D-galactose formando uma ramificação a cada duas unidades de manose.