Cabelos envelhecem. Como assim?
publicado em 21/07/2021 por Renata Vasconcelos
Fique por Dentro das Novidades do Mercado
Colaboraram
Mexeu com cabelo, mexeu comigo! Unanimidade entre homens e mulheres, o cabelo é um dos principais itens quando o assunto é beleza e autoestima. Quem não quer um cabelo forte, saudável e bem cuidado? Mas quando percebemos que os nossos fios já não são mais os mesmos, bate a preocupação. O que podemos fazer? Correr para os tutoriais atrás de receitas caseiras, comprar fórmulas milagrosas que prometem o crescimento, usar aquele creme da sua amiga ou correr ao dermatologista? Lógico que a resposta é sempre consultar um especialista, mas você pode começar a ler essa matéria do Cosmetoguia e descobrir que alguns dos motivos dessas mudanças pode ser o envelhecimento natural dos cabelos.
Já passou dos 40 e percebeu alguma diferença na espessura ou na quantidade dos seus cabelos? Seu couro cabeludo está mais aparente? Então, você está sentindo a ação do tempo. Como assim? Os cabelos envelhecem? A resposta é SIM. Assim como a pele, o cabelo também sofre com os sinais de envelhecimento. Com o passar dos anos, fatores como radiação UV, procedimentos químicos, poluição, má alimentação, doenças ou hormônios fragilizam os fios da raiz às pontas.
Segundo o Dr. Valcenir Bedin, médico tricologista, o cabelo é um anexo da epiderme, parte integrante da pele e, portanto, sofre das mesmas agressões do envelhecimento. “A diminuição da divisão celular que ocorre em toda a pele atinge também os cabelos e isso fica mais evidente a partir dos 50 anos”.
Com o tempo, os fios ficam mais finos e frágeis porque vão perdendo proteínas como a queratina e a melanina, por isso a fragilidade e a perda de cor.
De acordo com Adriano Pinheiro, diretor executivo Grupo Kosmoscience, os melanócitos e queratinócitos perdem a capacidade natural de divisão mitótica. “Os melanócitos reduzem a capacidade de produzir pigmentos, sejam mais claros ou mais escuros, os queratinócitos têm a mensagem biológica alterada deixando de haver proliferação folicular e passando a produzir proliferação epidérmica, com isto temos o processo de afinamento e atrofiamento do folículo capilar. Além da diminuição de folículos, os cabelos apresentam perda de volume pelo diminuição do diâmetro devido às modificações internas das fibras.”
Hoje, podemos dizer que além do processo natural de envelhecimento do ser humano, alguns outros fatores contribuem para a antecipação de problemas que acarretam no afinamento e na queda dos cabelos.
Segundo Pinheiro, as causas do envelhecimento natural somam-se à contribuição de fatores externos como excesso de exposição à poluição em conjunto com a radiação ultravioleta, além de muitos tratamentos químicos, como as descolorações, colorações e alisamentos, estes geralmente em conjunto a frequentes processos térmicos, como a chapinha e o secador.
Para visualizar o restante do artigo faça seu login ou então se cadastre gratuitamente e acesse todo o conteúdo disponível.
Deixar comentário
Para comentar é preciso fazer login no sistema.