Cacau: Será que o fruto faz mal para pele?
publicado em 04/04/2022
Principal matéria-prima para fabricação de um dos doces mais amados pelos brasileiros, o chocolate, o cacau é um dos ingredientes usados em produtos para cuidados com a pele. No dia 26 de março foi comemorado o Dia do Cacau, data criada com a intenção de promover debates, sobre como encontrar soluções para a proteção dos cacaueiros dos estados do Espírito Santo e da Bahia.
Pensando em quanto o chocolate é visto como vilão da pele, pode-se associar essa imagem negativa ao cacau, porém, isso não procede. O chocolate, propriamente dito, é utilizado muitas vezes como uma espécie de “calmante” para os nervos por muitos cidadãos e, quase sempre, o consumo em excesso do doce pode aumentar o aparecimento da acne em pessoas que já possuem pré-disposição para a doença.
Segundo a médica especialista em Dermatologia, Flávia Villela, “como o chocolate tem um alto índice glicêmico, ele pode estimular a produção de sebo pelas glândulas sebáceas, causando o aumento da acne nas pessoas.”
Benefícios do cacau
O cacau é um fruto típico da Amazônia e além de ser utilizado principalmente para produção do chocolate, possui muitos benefícios para pele, uma vez que contém oligoelementos e substâncias hidratantes, com ação antioxidante e nutritiva para pele e cabelo.
Segundo a médica especialista, o cacau é rico em vitaminas (A, B1 e E) e possui muitos minerais, como ferro, zinco, potássio e magnésio, substâncias importantes para o bom funcionamento do organismo, da pele e dos fios do cabelo.
“O cacau é fonte de energia e possui muitos benefícios para a saúde. Seu consumo em alimentos, como por exemplo, o chocolate meio amargo ou amargo, protege o coração, auxilia na circulação sanguínea, melhora o HDL (bom colesterol), tem efeito antioxidante, anti-inflamatório, além de relaxar e proporcionar sensação de bem-estar”, explica a médica.
Onde o cacau pode ser utilizado
Por ser um alimento versátil e saudável, o cacau pode ser utilizado de diversas formas, além da mais comum. Nos dias atuais, ele já pode ser encontrado como ingrediente de máscara para o rosto, cremes anticelulites, esfoliantes, shampoos etc.
“Muita gente associa os malefícios do chocolate, com o cacau, mas na verdade, não é o fruto que faz mal! O chocolate ao leite é uma verdadeira mistura de ingredientes e gorduras, e isso sim faz mal, essas gorduras”, afirma Flávia Villela.
Contendo altas concentrações de polifenóis, o cacau pode ajudar a prevenir o envelhecimento cutâneo da pele, potencializar a hidratação da pele e evitar a perda d’água na região do rosto. Já nos cabelos, se utilizado no formato de manteiga de cacau, ajuda a deixar os fios mais sedosos, hidratados, brilhosos e fáceis de desembaraçar.
“Todas as pessoas podem usar e abusar de produtos que levam o cacau como ingrediente. Máscaras faciais e para a região dos olhos, são uma ótima aposta para quem deseja uma pele mais bonita e saudável. Nos cabelos também está liberado utilizar, em especial, os encaracolados e crespos, pois precisam de uma hidratação maior, já que devido ao formato dos fios, o óleo produzido pelo couro cabeludo não chega tão facilmente até as pontas. Nesses casos, o uso da manteiga de cacau é um super aliado”, finaliza a especialista.
Deixar comentário
Para comentar é preciso fazer login no sistema.