Algumas matérias primas relacionadas

Produtos e tratamentos

Colaboraram

 

“O que vem de baixo não me atinge”
Provérbio popular

 

O que vem de baixo não nos atinge? Como assim? A despeito do teor prepotente do provérbio, na verdade o que vem de baixo muitas vezes nos sustenta e pode, sim, nos derrubar! É o caso dos nossos pés, como não? O Cosmetoguia traz dicas preciosas de atenção e cuidado para esse par fiel que, não raro, se esconde das nossas vistas mas está sempre nos dando força e equilíbrio!

 

Além de serem a base de sustentação e equilíbrio do nosso corpo, os pés exercem várias outras funções relevantes para a postura e a boa execução dos movimentos do corpo. Eles também refletem a saúde do corpo, pois contêm terminações nervosas que os ligam com diferentes partes do organismo.”
Lucia de Angelis, mestre em Farmácia e Biofarmácia

 

“O olhar e a atenção aos pés normalmente ocorre somente quando há dor, existência de sinais de infecção ou se algo está incomodando. E quando negligenciadas, certas patologias podem tornar-se graves e se estenderem a outras partes do corpo.”
Viviane A. A. Chiari, farmacêutica e pós-graduada em Cosmetologia Avançada

 

Higienização. É fundamental que lavemos os pés diariamente com água e sabão neutro. Mantê-los secos também é muito importante, pois o ambiente úmido favorece a proliferação de fungos e bactérias. Não deixe de enxugar minuciosamente por entre os dedos. Tais cuidados evitam a bromidrose (o popularíssimo chulé), as micoses e as frieiras.