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Tendências e inovações

Conheça as principais apostas da indústria para atender às necessidades do profissional da beleza

 

 

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A diversidade de características e demandas dos brasileiros impulsiona a criação de produtos inovadores, com atributos diferenciados e alta performance. Tecnologia e eficiência, aliadas à criatividade e à dedicação de cabeleireiros e esteticistas, fortalecem o mercado de produtos profissionais no país.
 
De acordo com uma pesquisa do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) divulgada em junho do ano passado – e que ouviu 790 consumidores, de todas as classes sociais, nos 27 Estados – seis em cada dez pessoas consideram-se vaidosas e 66% acreditam que cuidar da beleza não é um luxo, mas uma necessidade.
 
A busca por saúde e bem-estar, bem como os produtos com apelo premium, estão entre os fatores que estimulam o crescimento desse mercado – em nível mundial. Segundo dados da Technavio, empresa global de pesquisa e consultoria, o mercado mundial de produtos profi ssionais para o cuidado da pele deve ultrapassar os US$ 15 bilhões até 2021, com uma taxa composta anual de crescimento de 6%. Em um relatório divulgado recentemente, a empresa aponta como expoentes globais em produtos profissionais para a pele as companhias Beiersdorf, L’Oréal, P&G, Shiseido e Unilever. Ainda de acordo com a Technavio, os produtos antienvelhecimento dominaram o mercado global de produtos profissionais para a pele em 2016, com uma participação de 42,61%.
 
No que diz respeito aos produtos capilares, a Technavio estima um crescimento anual de 3,75%, no período de 2016 a 2020. Em seu relatório, a consultoria destaca a atuação global das empresas Henkel, Kao, L’Oréal, P&G e Unilever, e mencionacomo outras “vendedoras proeminentes” as companhias Avon, Cadiveu Professional USA, Combe, Estée Lauder, Godrej Consumer Products, Johnson & Johnson, Revlon, Shiseido e World Hair Cosmetics.
 
No Brasil, crescem as opções de produtos para uso profissional, assim como o número de salões de beleza e de clínicas de estética. Dados divulgados pela Abihpec mostramque o número de MEIs (Microempreendedores Individuais) no segmento “Cabeleireiros, Manicure e Pedicure” – definido pela Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE) – saltou de 3.671 em 2009 para 429.547 em 2015. Nas Atividades de estética e outros serviços de cuidados com a beleza”, o número de MEIs passou de 992 em 2009 para 127.856 em 2015.
 
No que se refere às microempresas, o total de negócios na categoria “Cabeleireiros, Manicure e Pedicure” avançou de 16.093 para uma estimativa de 29.500 no mesmo período. As microempresas com atividades relacionadas à estética totalizavam 5.271 em 2009 e chegaram a 14.300 em 2015. Já nos negócios de grande porte, o número de empresas correspondentes à atividade “Cabeleireiros, Manicure e Pedicure” subiu de 1.005 em 2009 para aproximadamente 1.600 em 2015. Na área de estética, o número passou de 402 para 720.