Um pouco da trajetória da maquiagem no Brasil

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Um pouco da trajetória da maquiagem no Brasil

um_pouco_da_trajetória_da_maquiagem_no_brasil.png     Durante muito tempo, todos os modismos relacionados à aparência vinham da Europa: em algumas regiões havia maior influência ibérica, em outras, como no Rio de janeiro, a ascendência francesa era dominante. No século 19 ainda não havia grandes diferenças entre a aparência de jovens europeias e a de brasileiras de famílias abastadas. Tecidos, cosméticos e perfumes continuavam a ser importados da Europa.

     Nas primeiras décadas do século 20, a maior parte das brasileiras tinha acesso apenas ao pó de arroz, ao batom e ao ruborizador (antecessor do ruge e do blush). “[...] As Casas Sloper, do Rio de Janeiro e de São Paulo, tinham um requinte especial e criavam uma mistura de pó de arroz para cada tipo de pele. Custava mais caro, mas muitas mulheres aderiram. Fugir dos tons branco ou rosa, que na verdade não combinam com pele alguma, fosse ela europeia ou norte-americana, era um alento, principalmente porque o tom mais para bege da pele da brasileira recebia muito mal as antigas cores artificiais”, conta a autora Carlota R. Vita, no livro mencionado anteriormente.

     Na década de 50, chegaram ao Brasil as marcas Max Factor, Helena Rubinstein e Elizabeth Arden. Em 1959, a Avon instalou sua primeira fábrica no País – no bairro de Santo Amaro, em São Paulo – e seu primeiro cosmético lançado aqui foi o batom Clear Red.

     Em síntese, pode-se dizer que as brasileiras, assim como as mulheres de outras partes do mundo, viveram intensamente as influências da comunicação de massa nas últimas décadas, sobretudo do cinema e da televisão – dos cílios semelhantes aos de boneca, exibidos pela modelo inglesa Twiggi, aos exageros de Madonna e companhia nos anos 1980.

     O carro-chefe no mercado de maquiagem no País é o batom. Diferentemente das europeias, norte americanas e asiáticas, que usam mais bases e pós, as brasileiras ainda dão preferência a um aspecto mais natural para o rosto. Contudo, o crescimento da comercialização de produtos para os olhos vem intensifi candose nos últimos anos – mais uma vez, sob a influência do entertainment e da facilidade de se ter acesso às informações sobre dicas, tendências e técnicas de maquiagem, para o qual a internet é uma poderosa ferramenta.

     Os itens de maquiagem passaram a agregar novas tecnologias em formulações com vitaminas, ativos antioxidantes e agentes que hidratam e protegem a pele. A consumidora brasileira está mais atenta a esses atributos e buscando benefícios que vão além do embelezamento. A indústria, por sua vez, investe em pesquisas sobre comportamento e hábitos de consumo, bem como nas inovações necessárias para atender a essas consumidoras.

     Vale mencionar que o País entrou na rota das grandes grifes internacionais de luxo, movimento que se intensificou na última década. Cresceu também a oferta de produtos com apelo premium – incluindo os comercializados por meio da venda direta.