Feito gente grande!

Mercado superpoderoso

Critérios rigorosos

Empresas reconhecidas no mercado

 

Feito gente grande!

     As crianças adoram observar e repetir padrões de comportamento dos adultos, e não é diferente quando falamos de beleza e cosméticos. De acordo com os especialistas em psicologia infantil, em proporções moderadas a vaidade infantil é perfeitamente normal e até reflexo de uma autoestima positiva, afinal, cuidar-se não é só questão de vaidade. Tem a ver com o comportamento em várias etapas da vida. Para os educadores, os pais compartilham com seus filhos as decisões de compra. Sob a ótica empresarial, o mercado é formado por crianças que estão cada vez mais bem informadas devido ao acesso à internet e à televisão, e só consomem o que lhes agrada. Isso porque as crianças sempre cultivaram certo grau de vaidade, almejando a aquisição da identidade adulta, mesmo que antes do tempo. Quer exemplos? Basta ver Suri Cruise, filha dos astros Tom Cruise e Katie Holmes, que aos 4 anos de idade já usa sapatos com saltinho e batom, e está sempre fashion; ou Lila Grace, 7 anos, herdeira da top model Kate Moss e dona de um guarda-roupa recheado de bolsas e roupas de grife.

 

Mercado superpoderoso

     O Brasil é um país cuja população estimada é de 193 milhões de habitantes, sendo que quase um terço deles tem menos de 14 anos e forte potencial de persuasão para decidir o que será comprado, sem falar que contam com aval das mães, caso seja necessário pagar mais por suas marcas preferidas. Diante desse panorama, o mercado de higiene e beleza infantil deverá crescer 24% até 2013, atingindo faturamento de R$ 1,6 bilhão no Brasil. Em volume, o aumento será de 23% no período. A projeção é do instituto internacional de pesquisa Euromonitor. E tem mais: no ano de 2008, o mercado brasileiro movimentou US$ 740 milhões, atingindo a segunda colocação no ranking mundial com participação de 12,7%. Segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec), o Brasil só perde para os Estados Unidos, que soma 13,9% do consumo mundial de produtos para crianças e gera movimento financeiro de mais de US$ 810 milhões em faturamento. Em 2008, na comparação com 2007, o crescimento das vendas de produtos infantis no Brasil atingiu 32,93%, o maior índice de crescimento entre os dez países que ocupam o topo do ranking. No mundo, os produtos de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos (HPPC) voltados às crianças movimentaram US$ 5,84 bilhões em 2008, o que representa crescimento de 10,81% em relação a 2007 – ou seja, o Brasil cresceu três vezes mais rápido do que a média mundial e teve índice significativamente maior que o da imensa China, com sua população de mais de 1 bilhão, que cresceu “apenas” 24,7% em 2008 e ocupa o terceiro lugar do ranking.