Formulação verde

Verdes versus Orgânicos

O que vai para as mãos do consumidor

 

 

Formulação verde

     Estimulado pela preocupação ambiental e ecológica dos consumidores, há muito tempo, o setor de perfumaria e cosméticos está desenvolvendo produtos que utilizam ingredientes derivados de insumos naturais, e embalagens fabricadas com materiais reciclados ou recicláveis.

     No início foram lançados os produtos denominados naturais por conterem ingredientes com componentes vegetais. Em seguida, já num nível de “evolução”, surgiram os produtos orgânicos, e agora começa a ser difundido o conceito de “formulação verde”, que focaliza a mudança na direção de processos químicos e produtos ambientalmente compatíveis, o que significa maior eficiência de recursos e menor desperdício.

     O conceito de formulação verde, baseado no termo “green chemistry” e algumas vezes confundido com “química sustentável”, propõe a busca de processos com menos riscos para as pessoas e para o meio ambiente. O termo foi introduzido há mais de 20 anos nos Estados Unidos pela EPA (Environmental Protection Agency, agência de proteção ambiental daquele país – em colaboração com a American Chemical Society (ACS) e o Green Chemistry Institute. A iniciativa norte-americana despertou interesse de organizações governamentais e não-governamentais de vários países da Europa e também do Japão, que criaram incentivos a pesquisadores de indústrias e universidades para desenvolver tecnologias empregando os princípios da química verde.