Cosméticos com células-tronco vegetais 
 
As células-tronco vegetais são as chamadas células meristemáticas, que têm funções semelhantes às das células-tronco humanas, com capacidade de se dividir e de formar novas estruturas. As células meristemáticas são responsáveis pelo crescimento das estruturas vegetais. Existem dois tipos de meristema: apical e lateral. O crescimento dos vegetais é dividido em primário e secundário. O primário acontece a partir do meristema apical, com o desenvolvimento do corpo da planta no sentido vertical, formando gomos que darão origem a ramos e folhas. Já o crescimento secundário ocorre quando há adição de tecidos vasculares ao corpo primário do vegetal, graças à atividade dos meristemas laterais. Esse é o crescimento que “encorpa” o vegetal.

     Imagem-3.jpgO artigo “Stem cells in plants and animals”, publicado na Scitable, biblioteca científica livre do grupo Nature, aborda as semelhanças encontradas entre células-tronco de plantas e de animais. O autor ressalta que “as células-tronco vegetais e animais têm algumas similaridades surpreendentes nos seus papéis durante o desenvolvimento, nas formas como são organizadas dentro dos tecidos e, em certa medida, nos mecanismos moleculares que controlam o seu comportamento”.

     Essas semelhanças são surpreendentes, “não apenas porque as plantas são tão diferentes dos animais, mas porque as plantas e os animais muito provavelmente evoluíram a partir de organismos unicelulares para multicelulares separadamente [...]. As comparações entre grandes distâncias evolutivas, como a que existe entre plantas e animais, permitem-nos destacar os princípios mais fundamentais da biologia de células-tronco”, afirma o autor.

     A interação entre células-tronco vegetais e humanas é a proposta de alguns produtos cosméticos (antienvelhecimento e para o tratamento dos cabelos) que co - meçaram a chegar ao mercado nos últimos anos. “As células-tronco vegetais são células não diferenciadas, cuja finalidade é a reprodução. Elas garantem a reparação e o crescimento da planta. Nessas células, a atividade de proliferação é muito intensa. As células-tronco vegetais ativas contêm potentes substâncias essenciais para a vida, como proteínas, lipídios,  glucídios e minerais que podem ajudar a proteger as células-tronco nos seres humanos e todas as células da pele, além de transmitir uma função de reestruturação e renovação da epiderme”, diz a diretora de marketing da Anna Pegova, Maya Maalouf. “As células-tronco vegetais têm como objetivo ‘nutrir’ [...], e estimular as células existentes [na pele] para que estas se reproduzam”, ela completa.