Nem metro, nem retro 

Vaidade em Números 

Fino trato | “Eles querem qualidade e resultado”

Lembra do bigode-palito? | Na raiz do problema 

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Nem metro, nem retro

   bozzano.png  “Homem que é Homem não usa camiseta sem manga, a não ser para jogar basquete. Homem que é Homem não gosta de canapés, de cebolinhas em conserva ou de qualquer outra coisa que leve menos de 30 segundos para mastigar e engolir”. O trecho da divertidíssima crônica Homem Que É Homem, de Fernando Veríssimo, brinca com o estereótipo do macho, algo próximo à recente definição de retrossexual, que é o contraponto do tal metrossexual: o homem moderno, urbano, refinado e extremamente vaidoso. Agora pense e responda: quantos retros e metros você conhece?

     Longe dos rótulos, a grande maioria dos homens deve estar situada entre esses dois pólos. Nem todos os homens são David Beckham, mas todos querem ficar bem na foto. “Hoje os homens estão mais preocupados com o cuidado da sua aparência, tanto para a melhor apresentação no trabalho, como para prevenir o envelhecimento, sem medo de exposição da sua masculinidade. Muitos produtos, antes focados no segmento feminino, estão sendo lançados para atender a essas expectativas do homem”, diz a gerente de marketing da Revlon (detentora da marca Bozzano), Vanessa Gardano.

     Na categoria de produtos para o barbear, a Bozzano tem duas linhas semelhantes no mercado, mas com posicionamentos diferentes: “para a classe BC temos nossa linha tradicional, composta por cremes, espumas e loção após barba”, explica a gerente. Para o público da “classe AB” a marca desenvolveu uma linha mais jovem, a Bozzano Protection, que oferece o mesmo portifólio de produtos. “Com ambas as linhas dominamos o mercado, em mais de 51% de participação”, ela registra. Na categoria de géis para cabelo, a linha Hair Fix confere à Bozzano um market share de 63%, afirma Vanessa Gardano.

malbec.png     O coordenador de marketing/Linha Masculina de O Boticário, Evandro Madeira, destaca o caminho de evolução trilhado por várias categorias de produtos masculinos nos últimos anos, em especial a de cuidados com a pele. “Em 2005 esse mercado (de cuidados gerais para o homem) cresceu 16% em relação a 2004 só na América Latina, sendo o Brasil o principal mercado a puxar este aumento, com crescimento de 28%, segundo dados do Euromonitor. Dentro desse mercado, a subcategoria que mais cresce é a de skin care”, comenta Madeira.

     O Boticário comercializa uma linha de cuidados masculinos que inclui produtos pré e pós-barba, sabonete e hidratante protetor facial, com FPS 8 e ação antienvelhecimento. Dentre todos os seus produtos masculinos, hoje o campeão de vendas é o perfume Malbec. Os últimos lançamentos para o público masculino foram a colônia Vetiver Brasil e suas extensões de linha: sabonete, desodorante e creme de barbear.

 

Vaidade em Números

66% dos homens brasileiros dão muita importância à aparência

35% deles usam cremes para as mãos e para o rosto

40% deles gasta, em média, 20 minutos à frente do espelho

78% consideram importante ter um corpo esbelto

80% consideram importantíssimo ter a pele bem cuidada

Fonte: Pesquisas apresentadas nas edições Veja Especial Homem, de 2003 e 2004