Mas o que fazer na hora de escolher o melhor para você com tantas opções?
Esse é um mercado novo e em crescimento, um segmento que veio para ficar
Veja algumas novidades disponíveis no mercado
Colaboraram

 

Hoje vamos falar sobre os nutricosméticos. Ficou difícil, nunca ouviu falar sobre isso? Sabe aquelas pílulas, chás, sucos, sopas, gomas e até chocolates que prometem melhorar a sua beleza e seu bem-estar, sim, são eles os nutricosméticos, cosméticos in, pílulas da beleza e tantos outros nomes mais conhecidos. Fique tranquilo, nessa matéria do Cosmetoguia nós iremos te explicar direitinho para o que serve, como usar e quais as novidades do mercado para esse segmento.

Os nutricosméticos são suplementos orais com a função de nutrir o organismo com concentrados de vitaminas, minerais, aminoácidos, extratos botânicos e antioxidantes. Ajudam a absorver os ingredientes ativos na corrente sanguínea e a circulá-los por todo o corpo para estimular a produção natural de moléculas essenciais. Também nutrem a estrutura da pele a partir do interior, mantêm uma taxa de renovação cutânea saudável, protegem a pele das agressões ambientais e controlam as reações bioquímicas que podem levar ao envelhecimento da pele.

Segundo Maria Eliza Samy, Farmacêutica Industrial, pós-graduada em Tecnologia de Cosméticos, o termo nutricosmético, uma forte tendência da indústria da beleza, deriva da combinação do conceito de alimento e cosmético, com o propósito de beleza de dentro para fora, para produzir benefícios na aparência física e no bem-estar.

Apesar do nome sugestivo, os nutricosméticos não podem ser identificados e comercializados como cosméticos. De acordo com a legislação brasileira, controlada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), os cosméticos agem apenas topicamente e são aprovados somente para uso externo. Sendo assim, produtos ingeridos necessitam de outro tipo de registro, bem como a submissão a normas mais criteriosas. No Brasil, a ANVISA enquadra este tipo de produto na categoria de alimentos funcionais porque produzem efeitos metabólicos ou fisiológicos por meio da atuação de um nutriente na manutenção do organismo.

ines-bloise-m.jpg

 

 


“Os nutricosméticos são suplementos de beleza de uso oral que complementam nutrientes importantes na nossa alimentação diária e que podem ter impacto positivo na beleza e bem-estar”, diz Ines Bloise, Engenheira Química, pós-graduada em Administração Industrial e formação em Engenharia de Segurança do Trabalho.

 

 

As funcionalidades mais procuradas são para tratar dos cabelos e das unhas, anticelulite, anti-idade e para imunidade, este último atuando no bem-estar geral, proporcionando saúde como um todo com um crescimento em tempos de COVID-19.