Tudo bem simples
 Tudo natural
 Um amor moreno
 Fruto tropical

Trecho de Bem Simples, canção de Mariozinho Rocha e Ricardo Feghali, gravado pelo grupo Roupa Nova     

 

É notável que as pessoas estão cada vez mais atentas à origem dos produtos que utilizam e seu impacto no meio ambiente. Você já voltou para casa com uma sensação apaziguadora depois de ter adquirido um xampuzinho à base de alguma planta amazônica com nome engraçado que, até então, não sabia que existia? Eu já! Ah, a bem-vinda redenção pelos braços da mãe natureza! Mas vamos com calma, caras e caros. Ao contrário da música citada acima, nada é tão simples. Até que ponto tal sentimento de comunhão com as profundezas florestais corresponde à realidade? 

O Cosmetoguia, atento às tendências contemporâneas, oferece algumas informações e desfaz alguns mitos acerca do universo maravilhoso dos  cosméticos naturais. Antes de mais nada, convém destacar que tudo é muito novo nesse ramo e seu próprio conceito é amplo, com diversos nuances e algumas controvérsias.

Afinal de contas, o que são os chamados cosméticos naturais?

Podemos dizer que são produtos compostos predominantemente de matérias-primas de origem natural, com o mínimo de substâncias sintéticas e sem a utilização de aditivos químicos ou outras substâncias tóxicas em sua composição. Segundo Soraya El Khatib, doutora em Biologia Funcional e Molecular e CEO da S Cosméticos do Bem, para que sejam verdadeiramente naturais, os cosméticos precisam utilizar tecnologias limpas e sustentáveis na obtenção dos extratos. “Precisam, também, ser extensivamente testados com relação à concentração do extrato que possui atividade, pois determinadas concentrações desses extratos, apesar de naturais, são tóxicas às células”. Podemos afirmar, então, que um cosmético composto por ingredientes naturais não é, necessariamente, sinônimo de produto saudável e eficaz. “É necessário rastrear a matéria-prima vegetal, pois, muitas vezes, ela poderá estar contaminada por bactérias, fungos e até agrotóxicos. Muitos ingredientes em cosméticos naturais não são sustentáveis, podendo impactar negativamente o meio ambiente”, alerta.