Maquiar e tratar a pele, uma realidade possível
publicado em 19/05/2021 por Renata Vasconcelos
Mas como escolher a melhor maquiagem para sua pele e para sua rotina?
Como usar a maquiagem funcional
Dicas para te ajudar a conhecer a sua pele e os produtos mais indicados para ela
Conheça algumas novidades do mercado
Quem não quer uma base que além de protetor solar (o que já acontecia com algumas marcas) hidrata sem deixar a pele oleosa e um batom que colore e hidrata ao mesmo tempo, evitando as rachaduras, ou ainda um primer que melhora a aparência das olheiras e reduz as linhas de expressão? São essas as promessas de algumas maquiagens, mais conhecidas como funcionais, que a cada ano ganham mais notoriedade, gerando novos negócios e movimentando o mundo da maquiagem.
O Cosmetoguia conversou com alguns profissionais da área que nos contaram um pouquinho mais desse mercado, como surgiu e como podemos escolher os cosméticos que mais combinam com o nosso estilo de vida e tipo de pele.
Tendência no mercado de maquiagens não só no Brasil, mas no mundo, os cosméticos com ativos funcionais ganham importância e olhares de mulheres que buscam muito mais do que só beleza. Não é de hoje que buscamos uma pele saudável e linda e o rosto é uma região que exige cuidados especiais, para isso, nada melhor do unir beleza e tratamento em um só produto, além da economia e da praticidade, fatores inerentes ao momento em que vivemos. Hoje podemos encontrar maquiagens que trazem benefícios associados para nossa pele como hidratação, proteção solar, redução de oleosidade, controle de acne e até as que amenizam as rugas e linhas de expressão.
Ana Carolina Humenhuk Ekermann, farmacêutica especialista em cosméticos, relata que o mercado hoje apresenta diversas opções de make-up que vão além do aspecto de embelezar e ressalta que a cada dia surgem novos lançamentos. “As maquiagens funcionais que mais encontramos no mercado são as destinadas à fotoproteção, antiaging, hidratação e antiacne. Esses tratamentos estão presentes em bases, corretivos e pós faciais.”
A maquiagem mais elaborada vai se dividindo com as makes mais básicas, realçando a beleza de forma natural, com um aspecto mais saudável. Com a pandemia, essa necessidade só aumentou e as mulheres começaram a buscar mais tratamentos para a pele.
Para Elaine Veríssimo, diretora de P&D da Árago Dermocosméticos, esta demanda de tratamento combinando com maquiagem surgiu por volta de 2010 com o crescimento do uso da maquiagem. A vida moderna e agitada impulsionou ainda mais essa prática. As mulheres cada vez mais buscam se cuidar e estão atentas a produtos que embelezam e também tratam a pele. A rotina das pessoas em compromissos de manhã até à noite também ajudou, sem contar a exposição em redes sociais e outros fatores que desencadearam esse uso diário, fazendo com que as mulheres queiram estar maquiadas o dia todo.
Segundo Cida Martins, gerente de Produtos da Payot, há muitos anos a indústria cosmética já havia percebido a necessidade de maquiagens funcionais. A mulher moderna, muito prática e ávida por novidades precisava de mais, a simples maquiagem já não era suficiente. A questão levantada então era, porque além de embelezar a maquiagem também não poderia tratar, cuidar e proteger a pele? Dessa forma, foram sendo desenvolvidas novas formulações com o objetivo de dar um “upgrade” aos produtos. Batons ganharam ativos hidratantes, pós compactos com FPS, bases com vitamina E etc. Matérias-primas de hidratação e antiaging, tais como, d-Pantenol, manteigas vegetais e ácido hialurônico, também foram largamente incorporadas às maquiagens. E ainda destacamos os produtos oil-free, sem parabenos, veganos, hipoalergênicos e não testados em animais.
Para visualizar o restante do artigo faça seu login ou então se cadastre gratuitamente e acesse todo o conteúdo disponível.
Deixar comentário
Para comentar é preciso fazer login no sistema.