Objetivo

Material e Métodos

Resultados e Discussão

Conclusão

 

 

A autoestima é um conjunto de sentimentos e pensamentos que o indivíduo tem em relação a si mesmo. Refere-se a uma representação pessoal que pode ser positiva ou negativa.1 A representação pessoal pode estar relacionada à perspectiva da pessoa em relação à sua condição física, pois o corpo tende a ter um valor significativo para as pessoas de modo geral, podendo afetar a autoestima dos indivíduos.2 Por meio de pesquisas, é possível notar que os cosméticos ocupam um importante papel na vida dos consumidores, impactando diretamente a sua autoestima e fazendo com que se sintam mais belos e melhores mentalmente.3

Assim, manter e elevar a autoestima com o uso de cosméticos na fase de isola[1]mento social pôde ajudar na manutenção da saúde mental, dado que o estado de autoconfiança e elevada autoestima, segundo alguns estudos, está relacionado ao bem-estar e pode ser motivado pelo uso de cosméticos.4

Tendo permanecido em casa por mais tempo, devido à pandemia do novo coronavírus, os brasileiros buscaram inovações para manter sua saúde mental e sua autoestima. Nesse período, rotinas foram criadas e mantidas em prol de um estilo de vida mais saudável. Entre as práticas mais comuns, estavam os cuidados com a pele. Se antes era mais difícil ter e manter esses cuidados diários, muitas vezes por causa da falta de tempo, com o maior tempo de permanência no ambiente doméstico esse “ritual” de autocuidado pôde ser incorporado à rotina diária com maior facilidade e flexibilidade de horários. Portanto, foi nesse contexto de pandemia e isolamento social que houve aumento do consumo de séruns anti-idade, por exemplo.5

Sabe-se que o Brasil ocupa a quarta posição no ranking mundial de consumo de produtos de higiene pessoal, perfuma[1]ria e cosméticos (HPPC), ficando atrás apenas dos Estados Unidos, da China e do Japão, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec).6

Diante dessa posição do Brasil, estudo realizado pela Abihpec sugere que os cosméticos são mais do que uma necessidade básica, o que significa que o crescimento desse setor está refletindo em uma mudança social, econômica e cultural pela qual a população do país vem passando ao longo dos anos. Isso está ocorrendo porque esses produtos podem prevenir doenças, proporcionam bem-estar, elevam a autoestima e promovem interação social.7