A Autoestima e o uso de Cosméticos Antes e Durante a Pandemia de Covid-19
publicado em 02/06/2022
G Ribeiro Navarro, MA Nicoletti
Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo, São Paulo SP, Brasil
O ano de 2020 foi marcado por uma pandemia viral que alterou a rotina da humanidade. Baseando-se nesse contexto, foi realizada uma pesquisa para avaliar como a autoestima foi afetada e que alterações ocorreram no uso de cosméticos durante esse período tão particular.
The year 2020 was marked by a viral pandemic that changed humanity’s routine. From this context, a survey was carried out to evalute how self-esteem was affected and what were the changes in the use of cosmetics during this very particular period.
El año 2020 estuvo marcado por una pandemia viral que cambió la rutina de la humanidad. A partir de este contexto, se realizó una encuesta para evaluar cómo se afectaba la autoestima y cuáles eran los cambios en el uso de los cosméticos durante este período tan particular.
A autoestima é um conjunto de sentimentos e pensamentos que o indivíduo tem em relação a si mesmo. Refere-se a uma representação pessoal que pode ser positiva ou negativa.1 A representação pessoal pode estar relacionada à perspectiva da pessoa em relação à sua condição física, pois o corpo tende a ter um valor significativo para as pessoas de modo geral, podendo afetar a autoestima dos indivíduos.2 Por meio de pesquisas, é possível notar que os cosméticos ocupam um importante papel na vida dos consumidores, impactando diretamente a sua autoestima e fazendo com que se sintam mais belos e melhores mentalmente.3
Assim, manter e elevar a autoestima com o uso de cosméticos na fase de isola[1]mento social pôde ajudar na manutenção da saúde mental, dado que o estado de autoconfiança e elevada autoestima, segundo alguns estudos, está relacionado ao bem-estar e pode ser motivado pelo uso de cosméticos.4
Tendo permanecido em casa por mais tempo, devido à pandemia do novo coronavírus, os brasileiros buscaram inovações para manter sua saúde mental e sua autoestima. Nesse período, rotinas foram criadas e mantidas em prol de um estilo de vida mais saudável. Entre as práticas mais comuns, estavam os cuidados com a pele. Se antes era mais difícil ter e manter esses cuidados diários, muitas vezes por causa da falta de tempo, com o maior tempo de permanência no ambiente doméstico esse “ritual” de autocuidado pôde ser incorporado à rotina diária com maior facilidade e flexibilidade de horários. Portanto, foi nesse contexto de pandemia e isolamento social que houve aumento do consumo de séruns anti-idade, por exemplo.5
Sabe-se que o Brasil ocupa a quarta posição no ranking mundial de consumo de produtos de higiene pessoal, perfuma[1]ria e cosméticos (HPPC), ficando atrás apenas dos Estados Unidos, da China e do Japão, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec).6
Diante dessa posição do Brasil, estudo realizado pela Abihpec sugere que os cosméticos são mais do que uma necessidade básica, o que significa que o crescimento desse setor está refletindo em uma mudança social, econômica e cultural pela qual a população do país vem passando ao longo dos anos. Isso está ocorrendo porque esses produtos podem prevenir doenças, proporcionam bem-estar, elevam a autoestima e promovem interação social.7
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1. Silva da MI. Estudo sobre o comportamento de consumo da mulher da terceira idade no segmento de estética, baseado na teoria do comportamento planejado. 110 f. Dissertação de mestrado – Administração, Fundação Pedro Leopoldo, 2016. Disponível em: https:// www.fpl.edu.br/2018/media/pdfs/mestrado/dissertacoes_2016/dis[1]sertacao_maria_izabel_da_silva_2016..... Acesso em: 22/9/2021
2. Bratovcic V et al. Relations between different dimensions of self-perception, self-esteem and body mass index of 100 female students. Int J Morphol 33(4), 2015. Disponível em: https://www.scielo.cl/pdf/ijmorphol/v33n4/art24.pdf. Acesso em: 22/9/2021
3. Meiga IV. Envelhecimento e cosméticos faciais: o consumo na meia idade. 69 f. Trabalho de Conclusão de Curso – Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2018
4. Strehlau VI et al. A vaidade impulsiona o consumo de cosméticos e de procedimentos estéticos cirúrgicos nas mulheres? Uma investigação exploratória. R Adm 50(1), 2015. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rausp/a/6JMHxTWyycNWYPXKcFtRYwv/?format=pdf&l ang=pt. Acesso em: 29/7/2021
5. Santos M. Sentiu na pele: ao passar mais tempo em casa, brasileiro aumenta os cuidados com antienvelhecimento. Cosmetoguia, 2020. Disponível em: Cosmetoguia - Sentiu na pele: ao passar mais tempo em casa, brasileiro aumenta os cuidados com antienvelhecimento. Acesso em: 22/9/2021
6. Abihpec. Panorama do setor Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos. 2020a. Disponível em: https://abihpec.org.br/site2019/wp-content/uploads/2020/12/Panorama_do_Setor_atualizado_novembro-1412.pdf. Acesso em: 28/12/2020
7. Estadão. Pesquisa mostra importância dos produtos de higiene pessoal e cosméticos. 2017. Disponível em: http://patrocinados. estadao.com.br/abihpec/2017/03/29/pesquisa-mostra-importancia- -dos-produtos-de-higiene-pessoal-e-cosmeticos/. Acesso em: 27/12/2020
8. Google Trends. Autocuidado, skincare, skin care, cosméticos. Disponível em: https://trends.google.com.br/trends/ explore?date=today%205-y&geo=BR&q=Skincare,Cosm%C3%A 9ticos,%2Fm%2F013dhz,Autocuidado,Skin%20care. Acesso em: 18/7/2021
9. Agresti A. Categorical Data Analysis (Wiley Series in Probability and Statistics). Nova Jersey: John Wiley & Sons, 2003
10. Mood A et al. Introduction to the theory of statistics. 3ª ed, Nova Iorque: McGraw-Hill, 1974
11. R Core Team. R: A Language and Environment for Statistical Comput[1]ing. R Foundation for Statistical Computing, Vienna, Austria, 2021
12. Gerstell E et al. How Covid-19 is changing the world of beauty. McKinsey & Company, maio 2020. Disponível em: https://www. mckinsey.com/industries/consumer-packaged-goods/our-insights/ how-covid-19-is-changing-the-world-of-beauty. Acesso em: 22/9/2021
13. Fink H. Top Makeup Habits During Quarantine: Survey Results. Cosm & Toil, 2020. Disponível em: https://www.cosmeticsandtoiletries.com/marketdata/consumers/Top-Makeup-Habits-During-Quarantine--572... medium=website&utm_campaign=Most+Read. Acesso em: 22/9/2021
14. Abihpec. Consumidor simplifica rotina de skincare e maquiagem no pós-Covid.2021a. Disponível em: https://abihpec.org.br/consumidor-simplifica-rotina-de-skincare-e-maquiagem-no-pos-covid/. Acesso em: 22/9/2021
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16. Abihpec. Brasileiros estão cuidando mais da pele desde o início da pandemia. 2021c. Disponível em: https://abihpec.org.br/brasileiros-estao-cuidando-mais-da-pele-desde-o-inicio-da-pandemia/. Acesso em: 22/9/2021
17. Moscicka P et al. Hygienic and cosmetic care habits in polish women during Covid-19 pandemic. J Cosmet Dermatol 19(8), 2020. Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/jocd.13539. Acesso em: 22/9/2021
18. Ścieszko E et al. How has the pandemic lockdown changed our daily facial skincare habits? J of Cosm Derm, 2021. Disponível em: https:// onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/jocd.14059#:~:text=Among%20 the%20women%20who%20had,face%20care%20during%20 the%20pandemic. Acesso em: 22/9/2021
19. Pikoos TD et al. The Zoom Effect: Exploring the Impact of Video Calling on Appearance Dissatisfaction and Interest in Aesthetic Treatment During the COVID-19 Pandemic. Aesthetic Surgery J, 2021. Disponível em: https://academic.oup.com/asj/advance-article/ doi/10.1093/asj/sjab257/6305984. Acesso em: 22/9/2021
20. Bedos P et al. Quantifying Wellness: Anti-aging Benefits Beyond Wrinkle Reduction. Cosm & Toil, 2016. Disponível em: https://www. cosmeticsandtoiletries.com/testing/efficacyclaims/Quantifying-We[1]llness-Anti-aging-Benefits-Beyond-Wrinkle-Reduction-395426081. html?utm_source=newsletter-html&utm_medium=email&utm_ campaign=CT+E-Newsletter+10-03-2016&absrc=hdl#sthash. qMCZVxhM.dpuf. Acesso em: 22/9/2021
21. Latimer A. Self-care to Become ‘New Normal’ Following Coronavirus Pandemic. Cosm & Toil, 2020. Disponível em: https://www.cosme[1]ticsandtoiletries.com/marketdata/segments/Self-Care-to-Become-the-New-Normal-Fol.... html. Acesso em: 22/9/2021
22. Cadioli GF, Campos PMM. Os Cosméticos em Tempos de Pandemia. Cosm & Toil Brasil 32(5), 2020. Disponível em: https://cosmetoguia.com.br/article/read/area/IND/id/654/. Acesso em: 28/12/2020
23. Sharma A, Mehta M. Effect of covid-19 consumer buying behaviour towards cosmetics: study based on working females. Palarch’s J Of Archaeology Of Egypt/Egyptology 17(9), 2020. Disponível em: https://archives.palarch.nl/index.php/jae/article/view/4802. Acesso em: 22/9/2021
24. Abihpec. Setor de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos consolida alta de 5,8% entre os meses de janeiro e setembro de 2020. 2020b. Disponível em: https://abihpec.org.br/comunicado/ setor-de-higiene-pessoal-perfumaria-e-cosmeticos-consolida-alta-de-58-entre-os-meses-de-janeiro-e-setembro-de-2020/. Acesso em: 22/9/2021
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