Homem em frente ao espelho
publicado em 15/04/2020
Erica Franquilino - Jornalista
Eles querem mais | Necessidades e tendências | Olho Neles
Desde os primórdios | Na era egípcia | Beleza à moda romana | Tempos modernos
Tratamento facial | Anti-idade, esfoliantes e protetores solares | Tratamento corporal | Perfumes e desodorantes | Desodorantes | Pelos e cabelos
Avaliação de produtos masculinos | A pele do homem | Avaliação de Produtos | Ação Anticaspa | Dermatite Seborreica | Ação Antiqueda | Alopecia Hereditária | Números sobre a Calvície | Produtos para barba
Eles querem mais
As mudanças do papel masculino na sociedade ao longo das últimas décadas e todos os aspectos comportamentais que as permeiam ainda serão tema de inúmeras teses, livros e reportagens. O fato é que o aumento nos cuidados com a aparência (ou na disposição para assumir esses cuidados) é apenas a ponta de todo esse processo que nos revela um novo homem. Ele assume o gosto pelo espelho e incorpora novos hábitos a sua rotina, como o uso de esfoliantes e cremes anti-rugas. Esse mercado cresce, vai muito além de esteriótipos e pede produtos que atendam às necessidades desses consumidores.
No acumulado de 2001 a 2005, o grupo de produtos para uso pré e pósbarba teve um crescimento de 6,6% em volume, segundo dados da Abihpec. Analisando o mesmo período, a evolução do faturamento da indústria cresceu acima de 50% no acumulado.
E cada vez mais outras categorias de produtos passam a fazer parte dos hábitos de consumo masculinos. Nesse contexto, aliar funcionalidade e efetividade é fundamental. “O homem de hoje está mais exigente no que diz respeito à performance e tecnologia dos produtos”, aponta o gerente de Marketing de Produtos — Descartáveis da Gillette, Rodrigo Finotti.
Pioneira no mercado de descartáveis, a Gillette do Brasil lançou o Prestobarba “azulzinho” nos anos 70 e mantém a liderança no segmento de produtos para barbear no país, tanto em unidades quanto em valores.
Atualmente a P&G/Gillette oferece aparelhos descartáveis, sistemas de barbear e uma linha de cuidados pessoais — com produtos pré e pós-barba — além de desodorantes. As marcas do segmento de descartáveis são Prestobarba e Probak II; as do segmento de sistemas são Mach3, Sensor e GII.
“Em relação aos preparos pré-barba, a Gillette oferece marcas como Gillette Series, Foamy e Gillette Creme Tubo. Hoje o produto mais vendido é o Tubo, mas a espuma Foamy é a que mais cresce”, diz Finotti. Para os cuidados pós-barba, estão no mercado a loção e os géis Gillette Series. A mesma linha oferece desodorantes e antitranspirantes na versão gel e aerosol. “Freqüentemente fazemos pesquisas com nossos consumidores e perante os resultados analisamos oportunidades de melhorias ou desenvolvimento de novos produtos. Nossa estratégia é migrar os consumidores para os nossos produtos de maior valor agregado, para que possamos ter maior fidelidade”, comenta o gerente de marketing.
Necessidades e tendências
Embora a maioria dos produtos ainda esteja direcionada ao ritual pré e pósbarba — 42% das vendas globais para homens são constituídas por barbeadores e lâminas, diz estudo feito pelo Euromonitor, com dados de 2004 — o tratamento da pele é a grande alavanca de crescimento dos cosméticos masculinos, diz o mesmo estudo.
Em abril deste ano, a Dermage lançou uma linha de dermocosméticos voltada ao público masculino, a Attar Sport For Men. A linha é constituída por quatro produtos: Gel pós Barba Suavizante, Face Up for Men, Desodorante Antiperspirante e Deo Colônia. O líder de vendas é o Face up For Men, revitalizante com DMAE e ativos tensores para o rejuvenescimento da pele.
“Buscamos para essa linha uma embalagem que demonstrasse masculinidade. As bisnagas de alumínio passam a idéia de força e, ao mesmo tempo, de sofisticação”, explica a diretora de marketing da empresa, Viviane Soares. Atualmente a linha masculina representa 5% das vendas totais da Dermage. “Não fazemos parte do monitor Nielsen, que mede o market share no mercado total, mas estimamos que no mercado de dermocosméticos nossa representação seja de 15%”.
Na análise do potencial de crescimento de algumas categorias, como a de produtos antienvelhecimento, é importante levar em conta que as mudanças de comportamento estão atreladas ao conceito de viver mais e melhor. “Com o aumento da expectativa de vida, que hoje é de 75 anos, a tendência é que o público masculino também se preocupe, cada vez mais, em ficar jovem por mais tempo”, lembra Viviane Soares. Dados do IBGE mostram que caminhamos para uma transformação no perfil etário da população: em 2000, 30% dos brasileiros tinham de zero a 14 anos e os maiores de 65 correspondiam a 5% da população. Em 2050, cada um desses grupos deverá representar 18% da população.
“Nosso departamento de P&D está trabalhando em alguns projetos de antiidade e clareadores específicos para a pele masculina. A procura por produtos capilares para homens também deverá crescer significativamente”, completa Viviane.
E se numa ponta está o homem preocupado em tratar a pele e preveni-la contra os sinais do tempo, na outra está o consumidor jovem, sempre atento às novidades. Dados do Euromonitor sobre produtos de beleza masculinos, apresentados durante a In-Cosmetics de 2005, apontam o desenvolvimento de produtos focados no mercado adolescente como “estratégia fundamental para crescer no futuro”.
Outros pontos levantados foram a “forte lealdade de marca” e a influência que essa turma recebe da mídia, da internet e dos ídolos — os formadores de opinião. Esse público, “de mente aberta”, como classificou o Euromonitor, merece atenção especial. Novos produtos para o público masculino adolescente deverão manter o foco em desodorantes e produtos para os cabelos, diz o estudo.
Para visualizar o restante do artigo faça seu login ou então se cadastre gratuitamente e acesse todo o conteúdo disponível.
Deixar comentário
Para comentar é preciso fazer login no sistema.