Hair Color
publicado em 01/02/2020
Erica Franquilino - jornalista
O poder das cores
Em março deste ano, a Garnier Nutrisse, marca do grupo L’Oréal, lançou no Brasil o aplicativo Color Match. A tecnologia disponibiliza 32 opções de cores e permite que o usuário veja, em tempo real, como ficaria uma determinada tonalidade nos fios. O Brasil foi o primeiro país da América Latina a receber a novidade e, segundo a L’Oréal, em dois dias ela já estava em segundo lugar na lista de apps mais baixados.
O hábito de colorir os cabelos é milenar e ganha cada vez mais agilidade e praticidade, incorporando tendências de moda e ajudas tecnológicas, como o app da Garnier – um dos vários que oferecem esse tipo de serviço. Dados da Nielsen (referentes a 2016) apontam que tinturas capilares estão presentes em 51,4% dos lares brasileiros.
Mudar a cor dos fios tem relação com autoestima e expressão da personalidade, o que abrange tanto a força das nuances tradicionais quanto o boom das cores divertidas e inusitadas. Segundo o Pinterest, as buscas por cabelo lilás tiveram um aumento superior a 1000% em 2018 e integram o panorama de tendências da plataforma para 2019.
Mecanismos de ação
A fibra capilar é composta por cutícula, córtex e medula. A cutícula corresponde à estrutura externa da fibra e atua como uma camada protetora. As células da cutícula estão unidas entre si por meio do complexo da membrana celular (CMC). Essa estrutura é de caráter lipoproteico, com conteúdo muito baixo de cistina, o que lhe confere as capacidades de se intumescer e de permitir que certas moléculas de tamanho pequeno atravessem a cutícula para chegar ao córtex.
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