A aparência das unhas pode informar as condições gerais da sua saúde, você sabia?
A alimentação também ajuda a manter a sua unha saudável
As unhas e a pandemia
E a cutícula, o que fazemos com ela?
Rotina de cuidados com as unhas
Opções para o cuidado das mãos e unhas
 

 

A aparência das unhas está ligada diretamente à autoestima, principalmente das mulheres, muitas vezes é um cartão de visita. Quem já não correu para a manicure antes de uma entrevista de emprego ou um encontro especial? Para a beleza, a variedade de efeitos e acabamentos de esmaltes disponíveis é a maior já vista.

Segundo Maria Eliza Samy, Farmacêutica Industrial, pós-graduada em Tecnologia de Cosmético e fundadora da Haircêutico, ao longo da história, as mulheres aprimoravam sua beleza com cosméticos para as unhas. “O uso desses cosméticos data de 5000 a.C, quando mulheres usavam hena para tingir as unhas. Atualmente, 85% a 90% das mulheres em todo o mundo usam produtos para o cuidado das unhas. Os cosméticos para esse fim, incluindo esmaltes, acrílicos, géis e extensões, são uma indústria global multibilionária”, diz Maria Eliza.

Mas como anda a saúde das unhas por baixo desses esmaltes? Opções no mercado não faltam, são muitos os produtos para hidratação e nutrição das unhas e a tecnologia investida neles está em alta.

“Apesar de não serem uma novidade, os nutracêuticos, muitas vezes comercializados como suplementos alimentares para ‘pele, cabelo e unhas’, estão se tornando cada vez mais populares. No entanto, muitos consumidores não entendem a ciência dos suplementos ou as especificidades da indústria de suplementos que se mostra cada dia mais tecnológica. O termo ‘nutracêutico’ define produtos ingeríveis para a saúde que melhoram a função e a aparência da pele humana, unhas e cabelo. São agentes que aumentam a beleza internamente com efeitos protetores ou responsivos que oferecem embelezamento e/ou benefícios de higiene pessoal”, explica Maria Eliza.

 

A aparência das unhas pode informar as condições gerais da sua saúde, você sabia?

Um artigo publicado na revista Cosmetics & Toiletries Brasil, em 2013, (Fundamentos da Cosmetologia - Fisiologia e Importância das Unhas), escrito por Lidiane A Araújo e Patrícia M B G Maia Campos, fala sobre isso. O texto explica que as unhas, muito além de sua função biológica de proteger as extremidades dos dedos contra traumas, podem, por meio de seu aspecto, refletir as condições gerais de saúde de um indivíduo.