Envelhecimento |  Cuidados com a pele no verão  |  Cronologia da pele    
 
Em busca da pele perfeita |  Mais e melhores produtos  |  Sofisticação para poucos 
 
O que o mercado oferece        

 

Envelhecimento

A pele envelhece por razões biológicas, como a queda do ritmo de renovação celular, e outras extrínsecas, por exemplo, a poluição, a ação da radiação ultravioleta e o excesso na ingestão de álcool. Daniela explica que, em linhas gerais, os seguintes aspectos fazem parte do processo de envelhecimento:
 
   Movimentos musculares - a pele é constantemente estimulada por movimentos repetitivos e contínuos. Com o passar do tempo e de acordo com a expressão facial da pessoa, as contrações formam rugas e marcas de expressão.
 
  Alterações celulares - a renovação celular é fundamental para a saúde da pele. Há uma substituição nas primeiras camadas epidérmicas, o que deixa a pele mais uniforme. Ao longo da vida, a renovação torna-se lenta e menor, ocasionando aspecto irregular na pele. As linhas de expressão tornam-se mais aparentes.
 
  Alterações hormonais – enquanto envelhecemos, ocorre diminuição no nível dos hormônios sexuais, como o estrogênio e a testosterona. Nas mulheres, a redução do estrogênio, quando tem início o período da menopausa, causa danos como o afinamento da pele e a diminuição de sua elasticidade.
 
  Fatores inflamatórios e oxidação - estresse, poluição e radiação UV, entre outros fatores, ativam o processo inflamatório que, com o decorrer do tempo, faz que haja degradação de forma acelerada