A criação do desodorante | Antitranspirantes 

O aerosol | Introdução dos produtos no Brasil 

Benefícios diferentes para públicos diferentes

Eficácia e diversificação
Nivea/BDF | Unilever | Frajo Internacional de Cosméticos | Racco | Natura | Amway | Aspa Cosméticos | Jequiti | Aeger | Hypermarcas

 

 

A criação do desodorante

     O desenvolvimento de produtos desodorantes e antitranspirantes ocorreu a partir do século 19, primeiramente nos Estados Unidos e na Europa. A popularização desse tipo de produto veio apenas depois da Segunda Guerra Mundial, com a queda dos preços. No Brasil, o uso só foi disseminado na segunda metade do século 20. Hoje existem desodorantes com e sem perfume, com e sem álcool e numa grande variedade de apresentações.

     O primeiro desodorante, com a marca Mum, foi criado nos Estados Unidos no final do século 19, em 1888. Era um produto à base de sulfato de potássio e sulfato de alumínio. O conceito era inovador. Pela primeira vez, para resolver o problema, desenvolveu-se um produto com ação bactericida: o desodorante combatia as bactérias responsáveis pelo mau odor proveniente do suor.

     Creme ceroso difícil de ser aplicar e extremamente pegajoso, o Mum foi introduzido e patenteado por um inventor na Filadélfia, Pensilvânia. O Mum ganhou popularidade depois da Segunda Guerra Mundial, com o crescimento da indústria de higiene.

     Contudo, o produto foi em seguida retirado do mercado nos EUA. Atualmente está novamente disponível para os norte-americanos, sob a marca Ban. No Reino Unido, é vendido sob os nomes Mum Solid e Mum Pump Spray. A empresa norte-americana Chattem adquiriu a marca Ban em 1998, e subsequentemente vendeu-a à japonesa Kao Corporation, em 2000.

 

Antitranspirantes

antitranspirantes.png     No início do século 20, começaram a ser desenvolvidos os antitranspirantes (que atuam controlando a atividade das glândulas sudoríparas, para reduzir a liberação de suor), formulados com solução de cloreto de alumínio – e que facilmente causavam irritações na pele.

     Quinze anos depois do lançamento do Mum, foi desenvolvido o Ever-Dry, primeiro antitranspirante a usar cloreto de alumínio. Em pouco tempo, uma variedade de produtos com finalidade antitranspirante passou a ser comercializada em diferentes formas, incluindo cremes, sólidos, sachês, almofadas perfumadas, roll-ons e em pó.

     A formulação moderna do antitranspirante foi patenteada por Jules Montenier, em 28 de janeiro de 1941. Essa patente procurou resolver o problema da excessiva acidez do cloreto de alumínio e a irritação que causava à pele, combinando-o com uma nitrila solúvel ou um composto similar.

     Essa formulação foi primeiramente encontrada no spray desodorante Stopette, que a revista Time, na época, apontou ser o desodorante de melhor vendagem no início dos anos 1950. O produto foi depois ultrapassado por muitas outras marcas, quando sua patente de 1941 expirou.